terça-feira, 24 de outubro de 2017

NOTICIAS

A turminha do 1º ano A/B,  da Profª Edileia, apresentou o Poema: A Bailarina de Cecilia Meireles, sobre trilha a sonora de  "Sandy e Junho, Vamos Construir"


                                                                       Imagem aluna Kimberly, credito profª Fátima
O poema descreve uma  garotinha que deseja ser bailarina. O eu-lírico no decorrer no decorrer das quatros primeiras estrofes, traz seis notas musicais que a menina ainda não conhece, logo  após ele coloca  como contraponto as qualidades da menina enquanto bailarina, ou seja, apesar de ela não conhecer essas notas musicais, ela sabe ficar na ponta do pé e sabe inclinar o corpo para lá e para cá, açoes essenciais para uma bailarina.

Grupo  Dança Aquarela de Toquinho, Turma 3º ano da Profª  Jusceli, apresenta :
Não precisa ser uma folha especial,  pode ser papel de seda, pode ser papel de pão, num papelão, ou mesmo no piso do chão . Qualquer lugar é perfeito para se desenhar. Numa folha qualquer  se desenha um  sol amarelo,  e com cinco, seis retas é fácil fazer um castelo.....

 
A menina e  seu  vestido de Laura .

Convite... 

Convidamos aos senhores  pais ou responsáveis  dos nossos alunos, para prestigiarem o VI Sarau Literário Infanto Juvenil,  cujo  Tema é: Viajando pelo Mundo Encantado da Leitura. 

Contamos  com sua presença.

Realização: Dia 05/12/2018 

Local: Pátio da Escola, 

Horário às 08h:30min.



PARTICIPE DA  I FEIRA DO CONHECIMENTO. TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Venham  apreciar o "V Sarau Literário Infanto Juvenil", a escola, os professores e alunos, tem o prazer em recebê-los,  não percam o último evento educativa da Gadelha.
Imagem: Marly Mendes, crédito: FM

Vida e Dinheiro
 Economia financeira em casa e na vida social é o foco deste livro, que se divide em três grandes sessões: Vida Familiar Cotidiana, Vida Social e Bens Pessoais. Em cada uma delas, renda, despesas, receita e orçamento são abordados em sete situações didáticas que trazem personagens e casos para reflexão que aproximam das discussões presentes no dia a dia do público estudante.
1 – Vida Familiar Cotidiana
Saber qual é o gasto fixo de cada mês e qual a renda disponível a partir das fontes que se tem é uma dessas lições iniciais para manter a vida financeira equilibrada e não causar incômodos à família. Nessa seção, palavras como “orçamento”, “receita” e “imprevistos” têm espaço importante. Algumas situações muito cotidianas, como ir ao supermercado, são utilizadas como exemplos de situações didáticas relacionados ao tema Vida Familiar Cotidiana. A proposta é promover reflexões e aprendizados sobre como aproveitar melhor a renda disponível e não cair em armadilhas.  
Educação Financeira
Nas escolas públicas do estado de São Paulo, alguns professores percebem necessidade de uma mudança na postura e no complemento curricular das escolas.
O crescimento do país só pode acontecer quando as pessoas (educando) receberem informações significativas também quanto ao seu desenvolvimento financeiro, formação como cidadão atuante e comprometido com o desenvolvimento de seu país, lembrando que essa pessoa poderá influenciar, de acordo com seu preparo e muito a economia de seu país. Não precisamos apenas de homens e máquinas. Um país para que cresça também é necessário que os alicerces da economia também sejam ampliados. A formação financeira como um dos componentes curriculares,
fortalecerá o ciclo produtivo do país.Lembrando que um cidadão que receba orientação e formação financeira, terá mecanismos suficientes para não cair no consumo excessivo, não ficará preso na teia dos juros exorbitantes, podendo preparar melhor seu consumo e planejar seu futuro de forma consciente e responsável. Isso acarretará em um país mais fortalecido, com uma população menos endividada e muito mais próspera.Alguns alunos, hoje necessitam dos conceitos e noções básicos da importância do planejamento financeiro. Antigamente as informações não eram tão acessíveis e a inflação nos dava a necessidade de comprar antes que os preços ao final do dia fossem remarcados. A noção de poupar e aplicar eram mais afastados das classes mais carentes.O crescimento atual da economia e a melhoria das classes sociais, a melhoria do padrão de vida da população vem de encontro com a necessidade das famílias.A educação do planejamento financeiro vem tratar do consumismo desenfreado, que percebemos nos educandos, a falta de visão na necessidade de se preparar financeiramente, causa um círculo vicioso em repetições de padrões.Famílias endividadas, com suas vidas comprometidas em trabalharem apenas para pagarem juros e viverem para pagarem contas. A importância da educação financeira vem a dar ferramentas para que o aluno possa perceber que ele pode ter uma vida melhor, que tenha a possibilidade de se planejar financeiramente. Assim construindo um país mais estruturado e próspero. A leitura de autores importantes como Gustavo Cerbasi, Robert T.Kiyosaki e Sharon L.Lechter entre outros também importantes.Existem cartilhas simples até mesmo das instituições financeiras, que ensinam as pessoas a gastarem com mais responsabilidade, a usarem planilhas de gastos, etc. Existem fundações que possuem mini cursos, que particularmente, como profissional da educação, tenho orientado os alunos a fazerem o curso, que é gratuito e realizam em seus momentos livres, sendo gratuito e emitindo certificado de participação.Percebo que eles ficam maravilhados com os conceitos e um mundo novo se descortina para eles. Vejo os excelentes resultados, tanto no interesse das salas, como a ampliação de seus mecanismos de sobrevivência do mundo real.Eles ficam motivados com o conhecimento significativo em suas vidas e começam por si mesmos a buscarem novas informações e autores. O Universo educacional se expande e o futuro do aluno também.É prazeroso perceber que ele passa a se preparar para um futuro mais promissor.
Publicado por: Michele Stanojev Moreira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.   Educação Financeira


           




                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário